Harvest, uma marca ecológica e sustentável!
Foi no evento Alivetaste o lançamento da Coleção de vestuário profissional que integra subprodutos da vindima.
A VI edição do Alivetaste esteve vestida de inovação e ecologia. Aos vinhos e sabores da festa acresceu este ano o lançamento da nova marca de vestuário profissional para restauração e hotelaria que reutiliza subprodutos da vindima.
Princípios da economia circular estão na base da nova coleção de vestuário profissional que foi lançada recentemente durante a VI edição do Alivetaste - Sabores da Vida 2022, no Pestana Palácio do Freixo. O tecido que dá vida às várias peças de roupa da nova marca Harvest by Prochef incorpora resíduos gerados nos processos de vindima e vinificação, resultando num produto têxtil inovador, sustentável e alternativo ao couro animal.
Com o nome Invinotex, o novo tecido é resultado de uma parceria entre duas empresas, a têxtil Tintex e a vínica Soalheiro, ambas referenciais no seu setor e localizadas no Minho. Esta cooperação permitiu à Tintex produzir e utilizar pela primeira vez pó de bagaço de uva nas suas formulações de revestimento dos tecidos, incrementando o leque de resíduos e subprodutos que atualmente utiliza (pó de cortiça, serrim e casca de pinheiro).
A par do processamento das malhas conforme padrões exigentes de sustentabilidade ambiental e social, a parceria permitiu o desenvolvimento de peças de vestuário de qualidade, conforto e design superior, destinadas à restauração e hotelaria.
A primeira coleção Harvest by Prochef lançada no Alivetaste foi o culminar desse trabalho, orientado por um espírito inovador e comprometido com os novos valores de sustentabilidade.
Contando com a presença de jornalistas de vários países, o evento no bonito Palácio do Freixo serviu também para a apresentação da nova linha de vestuário no mercado externo, estando prevista a sua comercialização, numa fase inicial, em Espanha, França, Bélgica e Holanda, entre outros.
Alivetaste - Sabores da Vida é um encontro que mostra o que de melhor se faz em Portugal na área da gastronomia e vinho, que tem vindo a despertar cada vez mais a atenção dos meios de comunicação internacionais, que além do evento, têm oportunidade de integrar um programa vasto de visita a quintas, restaurantes e unidade hoteleiras. Este ano, acresceu a área de Inovação no encontro Alivetaste, associando ao evento uma iniciativa inovadora. Com esta inovação de nível mundial, todos os chefes de cozinha presentes no encontro estiveram vestidos com jalecas que integram o tecido feito a partir do engaço da uva.